22.3.20

Qual o propósito da vida?


Toda essa situação que o mundo atualmente está sentindo, nos impacta de forma coletiva como sociedade e antes disso nos atinge individualmente como seres humanos. Nos faz repensar o valor que damos para as coisas, nos faz forçadamente pararmos e mudarmos nossa rotina. Nos faz enxergar a brevidade da vida passando bem diante de nossos olhos.

Nos faz perceber a impotência que temos diante uma escala mundial mas também nos mostra a importância que temos, uma vez que cada um de nós é capaz de fazer a diferença e assim unidos converter a situação. Nos faz abrir mão de nosso orgulho disfarçado de ignorância ao escancarar aos nossos olhos que é necessário também nos preocuparmos com o outro e não apenas com nós mesmos. Nos faz aceitar que há o comum entendimento de que uma única atitude descuidada e irresponsável nossa poderá custar a vida de inúmeras outras pessoas a nossa volta, principalmente aquelas que amamos. 

Mas e quanto a vida que temos, agora que enxergamos que tudo aquilo que dávamos valor é passageiro e verdadeiramente não possuem valor nenhum em si se comparado ao valor de poder viver? O que é então viver se o que chamamos de vida consiste em um conjunto de comportamentos e acúmulo de coisas as quais nós demos um significado muito maior do que realmente possuem? Ora, se não há valor no dinheiro nem nas riquezas, nem nos laços familiares e nem nos relacionamentos, então onde há valor no que chamamos de vida? Afinal, o mesmo acontecerá com todos e o mesmo destino nos aguarda.

Se apenas nos atentarmos ao que sabiamente nos mostra a Palavra de Deus e a vida de Jesus Cristo, entenderemos o quão simples é a natureza da resposta dessas perguntas. Só o que Deus nos pede é para guardarmos os seus mandamentos, isto é, colocá-los em prática e cuidarmos para que o nosso coração não perca o verdadeiro foco. O que ele nos pede apenas é para amarmos ao próximo e à ele, fazer o bem que gostaríamos que a nós fosse feito. E assim, que tudo que vivamos aponte para ele, refletindo sua glória ao mundo. E se, sinceramente tivermos a coragem de admitir, então chegaremos a conclusão de que aquilo que Deus nos pede para fazermos é tão pouco. Como pode? Nos perguntamos, mas em seguida um ditado que conhecemos muito bem nos vem a mente "são as pequenas coisas que fazem a diferença", então compreendemos.

Compreendemos que tudo o que Ele nos ordena é para o nosso próprio bem, para que vivamos aqui uma vida onde experimentemos a sua boa, agradável e perfeita vontade. Compreendemos que tudo que Ele nos deseja é que vivamos em harmonia, refletindo o bem e o amor de nosso criador. Tudo isso e apenas isso porque ele nos ama e não quer que percamos a verdadeira vida que ele tem para nós. O que chamamos de "vida" nos referimos a esta que vivemos aqui na Terra, mas ela é apenas passageira. Deus nos mostra que a verdadeira vida é aquela que está por vir e ela é infinitamente por toda eternidade.

Dessa forma, o que chamamos de 'vida' e que vivemos aqui na Terra, não é vida nenhuma senão a morte com Cristo, uma vez que Cristo já morreu por nós, e se ele morreu por nós, também morremos com ele. Sim Cristo morreu e morremos com ele, mas ele também ressuscitou, e nós também ressuscitaremos com ele, nascendo para a vida verdadeira, quando chegar o que chamamos de "morte".

E, por isso, o propósito dessa vida aqui na Terra, não é para que vivamos para nós mesmos, mas sim para Deus, em sua obediência e em seu perfeito amor, pois nossa vida já é dele, e ele não quer que a percamos, mas sim que a tenhamos eternamente.



Por Bruna Ondina.




Referências
 
'Todos partilham um destino comum: o justo e o ímpio, o bom e o mau , o puro e o impuro, o que oferece sacrifícios e o que não os oferece. O que acontece com o homem bom, acontece com o pecador; o que acontece com quem faz juramentos, acontece com quem teme fazê-los. Este é o mal que há em tudo o que acontece debaixo do sol: o destino de todos é o mesmo. O coração dos homens, além do mais, está cheio de maldade e de loucura durante toda a vida; e por fim eles se juntarão aos mortos. 'Eclesiastes 9:2-3

'Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. Vivam de tal maneira que não prejudiquem os judeus, nem os não judeus, nem a Igreja de Deus. Façam como eu. Procuro agradar a todos em tudo o que faço, não pensando no meu próprio bem, mas no bem de todos, a fim de que eles possam ser salvos.'1Coríntios 10:31-33

'Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. 'Colossenses 3:12-14

'Tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. 'Colossenses 3:17

'— Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei ? Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos.' Mateus 22:36-40

'Levamos sempre no nosso corpo mortal a morte de Jesus para que também a vida dele seja vista no nosso corpo. Durante a vida inteira estamos sempre em perigo de morte por causa de Jesus, para que a vida dele seja vista neste nosso corpo mortal. De modo que a morte está agindo em nós, e a vida está agindo em vocês. Pois sabemos que Deus, que ressuscitou o Senhor Jesus, também nos ressuscitará com ele e nos levará, junto com vocês, até a presença dele. ' 2Coríntios 4:10-12,14

'Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; mas quem perder a sua vida por minha causa e pelo evangelho a salvará.' Marcos 8:35

'Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem .' Eclesiastes 12:13

' — Façam aos outros o que querem que eles façam a vocês; pois isso é o que querem dizer a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas. 'Mateus 7:12

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário